Como ser bem sucedido na carreira de administrador
Planejamento para se tornar um profissional de sucesso deve começar
na faculdade
Por estar em sintonia com
as mudanças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas,
a Administração não para de evoluir. Se antes, se tratava
basicamente de um curso
escolhido por jovens que tinham por missão herdar o negócio da família
ou tinham dúvidas em relação a qual carreira seguir, hoje, a opção pela
Administração leva em conta o variado leque de oportunidades que se descortina para
o administrador, promovidas por essa
evolução.
É o que aponta a quinta edição da pesquisa nacional “Perfil, Formação,
Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador”, realizada pelo Conselho
Federal
de Administração (CFA) em parceria com a Fundação Instituto de
Administração (FIA/USP).Segundo o estudo, divulgado recentemente, 25% dos
administradores
ouvidos disseram que a escolha pela profissão deve-se à formação
generalista e abrangente do curso. Já para 21% do total, a existência de amplo
mercado de trabalho foi o fator decisivo. “No passado, muitos escolhiam o curso
por não saberem em que área queriam trabalhar. O jovem pensava –se não sei o
que quero, vou fazer Administração. Nos últimos anos, o curso se fortaleceu e
boa parte dos que optam pela
carreira sabe o que deseja e quer ampliar os horizontes”, analisa Marshal
Raffa, diretor executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos.
Definição de rumo
“O curso possibilita a vantagem de conhecer diferentes áreas ao longo
dos quatro anos de faculdade, para experimentar. Por isso, o estágio é muito
importante”, diz Karin Parodi, diretora geral da Career Center, consultoria em gestão
estratégica de RH e Outplacement. “É fundamental aliar o curso aos estágios”,
complementa José Eduardo Palladino, consultor de Recursos Humanos da Michael Page.
“A Administração dá uma
visão de 360 graus do negócio. Ao se planejar para cursá-la, o
jovem precisa levar em conta o seu perfil. Se é mais voltado para finanças, marketing,
planejamento estratégico e inteligência de negócios. Ou se tem mais aptidão para
lidar com pessoas”, diz ele.
Em síntese, quanto mais cedo se identificar com a vocação, melhor.“É
claro que podem acontecer mudanças na trajetória profissional, até mesmo de área”,
continua Karin. Foi o caso de Thiago Lima, que entrou na faculdade de Economia
e mudou para Administração. “Percebi que o campo de trabalho era maior, com
mais opções”, diz. Com 28 anos, ele é especialista em planejamento financeiro e
análise naGeneral Electric. “Meu planejamento de carreira começou na faculdade.
Queria estagiar em uma multinacional e ser efetivado, ou participar de programa
de trainee na área financeira. A meta era ser, inicialmente, coordenador e
chegar a gerente aos 30”, completa.
Planejamento
É consenso entre os consultores de Recursos Humanos que o
planejamento é a primeira atitude que o profissional deve tomar em relação à
carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário